segunda-feira, 18 de abril de 2016

Xadrez na decoração

Além das roupas, o xadrez está presente em muitos acessórios decorativos, louças, móveis, papéis de parede, tecidos e cortinas. Há de convir que o xadrez é um clássico e está presente na história desde os povos antigos.

As linhas geométricas do xadrez estão presentes na história desde antes da Idade do Ferro, há mais ou menos 700 anos antes de Cristo.  Acredita-se que quem criou o xadrez foram os celtas mesmo que associamos aos escoceses.

Na tradição brasileira, as comemorações no mês de Junho e Julho usam-se roupas xadrez, no intuito de caracterizar o sertanejo (ou caipira como é conhecido em outras regiões do país). Ao contrário da tradição, o xadrez deixa a decoração sofisticada, remetendo-nos ao inverno. Isso porque as estampas de xadrez na maioria das vezes eram feitas de lã, onde agora é substituída por tecidos leves e podem ser usadas em todas as estações do ano e em demais cômodos  da casa. 

Pode parecer que não, porém existem vários tipos de xadrez. Cada tipo designa de uma origem e é necessário aprender um pouco sobre cada um para diferenciá-los. 

Burberry: Criada pela grife britânica Burberry, a estampa existe desde 1920. Inicialmente, o xadrez em bege, preto, vermelho e branco era utilizado em forros de casacos trench coat. A padronagem virou ícone da moda e atualmente pode ser encontrada em bolsas, blusas, vestidos, saias e está presente também na decoração. Em casa, experimente usá-la em almofadas de salas clássicas ou mantas em quartos rústicos. 


Tartan: A palavra, que significa ‘’tecido de lã leve’’, denomina um tipo de xadrez originário da Escócia no século XVII. No começo, essa estampa era usada para identificar clãs escoceses. Embora o tartan mais conhecido seja predominantemente vermelho, existem milhares de variações de cores. Ele costuma ser associado com o inverno e aparecer na decoração xadrez em mantas e cobertores. Em tecidos leves pode revestir sofás e poltronas ou ser usados em forma de cortinas, lençóis, almofadas, entre outros. A padronagem também aparece em louças e vasos.



Madras: Os indianos, inspirados nos trabalhos artesanais de patchwork criaram essa estampa que geralmente está presente em tecidos leves. É comum ser visto nas araras na época de primavera-verão, em cores suaves. Na decoração xadrez, a padronagem ilustra roupas de cama, cortinas, almofadas, louças e luminárias. Guardanapos e toalhas em Madra podem ser um belo pano de fundo para uma festa ao ar livre ou um piquenique.


Vichy: Feito em quadrados pequenos, esse xadrez é famoso pelas toalhas de piquenique. Queridinha das pin ups e muito em voga nos anos 50, na moda, esta estampa costuma ser relacionada ao visual retrô. Na decoração xadrez, a padronagem é um clássico dos estilos country, mas pode aparecer em outros tipos de composição, como Cottage, Boho, Shabby Chic e até Colonial.


Príncipe de Gales: Originária da Escócia, do século XIX, a estampa foi popularizada por Edward VIII, o Príncipe de Gales. Comum em alfaiataria, é geralmente produzida em cores sóbrias. Pode ilustrar a decoração xadrez em casas clássicas podendo aparecer em estofados, almofadas e roupas de cama. Em escritórios e salas masculinas, confere elegância e sofisticação.


Argyle: A estampa em losangos é comum em suéteres, coletes e meias. Inicialmente, era feita em tons sóbrios, como bege, marrom, branco e preto. Atualmente, é possível encontrar a padronagem em cores cítricas e fortes. Na decoração xadrez está muito presente em almofadas, mas pode estampar colchas e mantas também.


Buffalo Check: É uma variação da estampa Vichy, em preto e vermelho com quadrados maiores. Muito comum em roupas de flanela, está sempre sendo relacionada com lenhadores. Nas casas, é muito popular em cobertores e mantas. Pode ser usado também em cortinas, estofados, louças, entre outros.


Pied-de-Pole e Pied-de-Coq: Em francês, significa pé de galinha e pé de galo, figuras que inspiram a padronagem. Geralmente feita em preto e branco, deve a sua popularização a Coco Chanel. Na decoração xadrez pode aparecer em todos os lugares, devido a suas cores neutras. É comum ver a estampa em poltronas, paredes, abajures, almofadas, roupas de cama, móveis, entre outros.





A decoração xadrez nunca sai de moda e pode ser usada em qualquer tipo de ambiente. Escolha o seu tipo preferido e traga um pouco dessa estampa para a sua casa.

Inspire-se!
Fontes: Westing, Vimeo, Fubiz.

Cabeceiras e o Feng Shui

Dentro do Feng Shui, o quarto é o ambiente mais importante do lar. De acordo com a Teoria do Posicionamento Relativo, quanto mais próximo de você estiver uma parte do ambiente, maior é o impacto que ela tem sobre seu Chi. Levamos muito em consideração os ensinamentos do Mestre Lin Yun, por isso nosso post de hoje refere-se aos quartos, mais especificamente à cama.

Um dos itens extremamente importante é a cabeceira da cama, visto que passamos um terço do nosso tempo dormindo. Com as revolucionária camas box, esse item torna-se indispensável e acredite, afeta nossa qualidade de vida, no índice de satisfação pessoal. No Feng Shui a cabeceira é considerada apoio e a retaguarda, e aconselha-se a não usá-la como prateleira e muito menos guardar objetos abaixo, tais como sapatos (que carregam muita energia negativa) e nem documentos, tais como comprovantes de pagamento.

Pensando nisso separamos alguns modelos de cabeceira para você se inspirar e dormir mais tranquilo. Inspire-se!
























































































































quinta-feira, 7 de abril de 2016

Sala nude


Confira as fotos que nossa cliente enviou do resultado de decoração na sala.

As cortinas em tons pastéis somadas ás almofadas de estampas divertidas garantiram leveza e aconchego ao ambiente. Para contribuir ainda mais, a mesa da sala de jantar ganhou um lindo vaso com flores de tecido e fibras naturais.

Esse simples arranjo faz com que a sala crie um ambiente acolhedor e familiar ao mesmo tempo.
Peças artesanais serão sempre uma boa escolha para a sua casa, principalmente nos ambientes em que se recebem pessoas queridas.


Inspire-se:








Persiana de Madeira


Sala de cara nova


Uma das entregas realizadas no mês de Março foi para nossa cliente Patricia.
A sala dela possuía praticamente tudo. Estante, peças decorativas, poltronas e tapeçaria. Porém, faltava o principal: um linda cortina.

Ela nos procurou para que a ajudássemos, aconselhando, confeccionando e tornando seu ambiente mais aconchegante. O projeto pediu muito cuidado para não deixar o ambiente carregado, mas exigindo uma decoração clean, já que todas as paredes da casa são claras e a cortina até então era simples. 

Na nova cortina os acessórios usados foram peças em alumínio cromado, de ótima qualidade (e longa durabilidade) que deixaram o ambiente  com ar de elegância. Pensando no resultado final externo, optamos pelo uso de um forro branco com pregas-macho, já que o ambiente também pedia privacidade.

Sobre o forro, a cortina foi confeccionada com fita interna para acabamento e o tecido escolhido foi sintético de duas tonalidades leves, pois trata-se de tecidos práticos para manuseio e ainda possuem um leve brilho acetinado. Agregando o uso de uma abraçadeira de fios mais as duas tonalidades do tecido, a cortina se transformou em um lindo item de decoração, possibilitando maneiras diferentes de uso, tornando assim a peça versátil e original.


Logo que terminamos o projeto, sugerimos o uso de almofadas de cores mais vibrantes, já que todo o ambiente tinha cores e tonalidades neutras. Foi então que as nossas almofadas fizeram seu papel: beleza para quem observa e conforto para quem usa.

Veja o resultado:



























































Almofadas


Deixe sua sala aconchegante - e melhor, gastando pouco.

As almofadas são itens indispensáveis para decorar e proporcionar conforto. Elas não precisam necessariamente ter estampas e desenhos para serem atraentes. Elas podem ter aplicação de pedrarias ou franjas, formas e espessuras elegantes.

Aposte em texturas e tamanhos variados, sem estampas e com tonalidades da cor da cortina ou do sofá, ressaltando a originalidade e o equilíbrio.




Inspire-se:




































































































































quarta-feira, 6 de abril de 2016

Papéis de parede italianos

Os papéis de parede italianos são de qualidade inconfundível e de ótimo custo benefício.
São produtos que possuem um preço um pouco menos generoso, porém a durabilidade e acabamento é muito maior que os papéis chineses e nacionais. Eles podem durar mais de 15 anos, dependendo do cuidado e manutenção do mesmo. 

Quando falamos em papéis italianos, falamos em requinte e originalidade. Possuem desenhos e texturas incríveis, indo desde o clássico ao contemporâneo. 



Dentre as qualidades, destacamos as mais importantes:

Baixa inflamabilidade
Resistência à luz solar
Impermeáveis (laváveis)
Anti alérgicos
Proteção acústica
Proteção térmica


Inspire-se:


































































White Decor ♥


Deu branco! 

Existem vários tons de branco, acredite. Muitos desses tons possuem na sua composição cores como o azul, o amarelo, o vermelho, o cinza entre outros, que dão mais profundidade á cor branca. A escolha da tonalidade vai depender do objetivo do ambiente. Quartos merecem paredes onde o branco tenha em sua composição um bom percentual de azul, pois dá a sensação de tranquilidade. Já o amarelo na sua composição, garantem calor e aconchego.

Além de ser elegante, o branco proporciona luminosidade e ventilação ao ambiente. 
Por isso o ideal é abusar das texturas em tecidos para as cortinas, artigos de decoração como as almofadas, papéis de parede com desenhos neutros e móveis com uma boa personalidade.


Inspire-se! 
























































































Cozinha e luminosidade


A iluminação do ambiente tem bastante influência em nosso rendimento diário.
Nos ambientes de trabalho, tais como cozinhas e lavanderias, a iluminação é essencial.
Para isso, invista em boas aberturas de janelas e abuse da luminosidade natural. Outra boa dica é apostar em cores de claras para os móveis e paredes e ainda investir em lâmpadas mais potentes. 

Nas janelas, é importante lembrar que as persianas ajudam bastante na claridade dos locais de trabalho. As mais básicas, persianas horizontais em alumínio, além de serem muito resistentes ao calor nos permitem o controle da luz.

Outro modelo bastante prático, são as persianas rollo (leia-se rolô) feitas em tecidos translúcidos. No caso das cozinhas, sugerimos o uso de material tela solar, pois são laváveis e, diferente das persianas em alumínio, não são tão sensíveis (não amassam ou entortam pelo mau manuseio).

Inspire-se!








Nosso Instagram

Facebook